24/04/2014 - 13:07:53

Você está preparado para o e-Social, empresário?

Previsto para o ano que vem, o e-Social é um novo módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) mais versátil e com capacidade de abranger dados de todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias das empresas, assim como da própria folha de pagamento das mesmas.

É importante que os empresários tomem as devidas precauções durante estes últimos meses de 2013, a ponto de entenderem bem a forma como será feita a integração dos dados de diversas origens dentro de uma empresa. Diferentemente do que ocorreu com os outros módulos do Sped, desta vez a participação da alta gestão das empresas é imprescindível.

Em outras palavras: por serem as principais fontes das informações enviadas eletronicamente ao Fisco, as empresas precisarão de uma gestão eficiente de todas as suas rotinas, de modo a evitarem transtornos futuros para si.

A Coordenadoria de Sistema de Atividade Fiscal na Receita Federal alerta que “atualmente, as empresas vêm entregando informações sob diversas abordagens ou situações ao Fisco e isso tem aumentado muito as chances de redundância de dados, erros nas informações e até mesmo fraudes”. Com o e-Social, a entrega das informações não apenas será padronizada, mas bastante simplificada também – o que, automaticamente, minimizará o custo operacional e potencializará um melhor controle por parte da Receita Federal.

Segundo pesquisas realizadas pela Receita Federal, aproximadamente 70% das empresas ainda não deram início aos processos internos de adequação ao e-Social. No intuito de prestar a essas empresas as devidas orientações sobre o processo de transição de sistemas, o Sindilojas-SP providenciará algumas palestras sobre esse assunto no decorrer dos próximos meses. Tão logo as datas sejam definidas, o comunicado às empresas será feito.

Para mais detalhes sobre o e-Social: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br

 

 


 

Publicidade
PLACAS
cdc
cdc
bannercertificado2
Desenvolvido por